Dicas para adaptação do filhote ao seu lar

12 de Novembro de 2019
A chegada de um filhote é um momento muito especial e de muita alegria para toda família. Mas é muito importante que você se dedique para a melhor adaptação do seu novo amigo ao seu lar. Entenda que o filhote está passando por um momento de ruptura e sendo levado para um ambiente estranho, por isso você deve fazer com que essa situação seja a melhor possível para ele. Separamos algumas dicas para ajudá-lo:
- Respeite o tempo do filhote: entenda que são muitas coisas novas para ele, por isso ele vai precisar de um tempo para se mostrar mais a vontade. Outra dica que pode ajudar é buscar algum objeto que esteve junto com a sua ninhada, para que ele tenha algum elemento familiar durante o processo.
- Leve-o para casa durante o dia: leve o seu filhote para casa o mais cedo possível para que ele tenha mais tempo para reconhecer o ambiente, brinque bastante, alimente-o e passe o dia todo com ele. Se possível, deixe os potes de comida e água nos locais definitivos onde ele sempre os encontrará, assim como seu local de dormir deve ser definido e deve ser permanente desde o primeiro dia na casa para que o seu melhor amigo já se acostume desde o primeiro dia onde estão seus pertences.
- Visite seu veterinário:  assim como os bebês, nos primeiros meses de vida os filhotes precisam de um acompanhamento  mais frequente.
- Estímulos diferentes: deixe que o seu pet se acostume com o ambiente que o cerca, convivendo com outras pessoas, entendendo sons do ambiente, para ajudar a reduzir as possibilidades de se assustar com situações rotineiras.
- Deixe ele se divertir: garanta que ele tenha brinquedos para se divertir e distrair-se, principalmente nos momentos que estiver sozinho. Mas é importante que você brinque com ele, para criar uma memória de interação com seu filhote.
- Estimule a mastigação: como a dentição do filhote ainda está em crescimento, no momento da troca pelos dentes definitivos é normal a irritação da sua gengiva. Uma dica para ajudar a aliviar essa irritação é colocar brinquedos na geladeira antes de deixar ele brincar. Coisas geladas ajudam a aliviar o incomodo causado pela troca da dentição.

Além destes cuidados básicos, você pode procurar especialistas em adestramento de filhotes que poderão ajudar você e seu pet filhote a evitar aborrecimentos.
Desde a socialização com outros cães, como e onde fazer as necessidades fisiológicas até a se comportar na sua ausência.
Procure Puppy Class na sua cidade, em Porto Alegre a Imaginar oferece este serviço, em parceria com a Medica Veterinária Rosane Colares.