Agendamentos e Dúvidas?
Fale pelo Whatsapp
tomografia veterinária é um exame indicado para avaliar detalhadamente e com ótima resolução espacial do corpo do animal, que não é possível obter com outros exames de imagem, como as radiografias tradicionais.

O exame é realizado por um aparelho de raio-X, que gira ao redor do paciente enquanto faz radiografias transversais de seu corpo. Essas radiografias são então convertidas por um computador para os chamados “cortes” tomográficos. Isso significa dizer que o sistema constrói imagens internas das estruturas e dos órgãos do corpo do paciente, retratando-os com precisão. A definição é tão eficiente que permite detectar precocemente pequenas alterações nos tecidos do animal.

 

Dúvidas Frequentes

A tomografia computadorizada é um exame que exige que o animal esteja totalmente imóvel durante sua realização, gerando imagens com o máximo de qualidade para oferecer ao médico-veterinário informações importantes para o diagnóstico. Por isso que é necessário que sejam anestesiados.
 
Antes da aplicação da anestesia, o tutor precisa assinar um termo de responsabilidade, que fala sobre os riscos do procedimento – um outro termo também deve ser assinado por aqueles que optam por não realizar todos os exames pré-anestésicos. O cão ou gato deve estar de jejum alimentício de 12 horas e hídrico de 2 horas.
 
São necessários exames de sangue (hemograma e perfil bioquímico) e ecocardiograma para animais acima de 7 anos.